Qual é a origem do celibato sacerdotal?

O celibato sacerdotal foi uma criação do Concílio de Trento? Ou uma invenção medieval do Concílio de Latrão? Poderia a Igreja revogar essa disciplina? Padre Paulo Ricardo fala sobre a origem do celibato sacerdotal nesta Resposta Católica.

Referência:

https://firmatfides.wordpress.com/2012/03/18/celibato-eclesiastico-historia-e-fundamentos-teologicos/

 

Fonte: http://padrepauloricardo.org/episodios/qual-e-a-origem-do-celibato-sacerdotal

Anúncios

4 pensamentos sobre “Qual é a origem do celibato sacerdotal?

  1. “O Celibato” – Alguns católicos ignoram que os sacerdotes da Igreja, nem sempre, foram proibidos de contraírem matrimônio. Além de Pedro, outros Papas, foram casados e ou tiveram vida sexual ativa durante seu sacerdócio. Até o Concilio de Elvira no ano de 306 EC, um sacerdote, podia inclusive dormir com sua esposa na noite anterior da celebração de uma missa. Em 1.073 EC, Gregório VIII impôs o celibato. Definiu-se que o matrimônio era herético, que distraia do serviço ao senhor e contrariava o exemplo de Cristo. Entretanto, dezenas de historiadores, afirmam que a decisão de impor o celibato, foi um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes, fossem herdados por seus filhos e viúvas, em vez de beneficiar à igreja.http://ateuporque.blogspot.com.br/2012/11/papas.html

    “Celibato Costume Pagão” – Até o Concilio de Niceia, o ato de Celibato, era tido como costume pagão, somente, 700 anos depois, o celibato, passaria a ser obrigatório, também para os sacerdotes católicos.O celibato era praticado em honra a deuses “falsos”, inventado pelo próprio homem, para honrar aos deuses e a si próprios.“A Nova Enciclopédia Britânica” diz: “Com o surgir das grandes civilizações antigas, o celibato aflorou em diversos contextos. Ele estava, ligado por exemplo, à adoração de Ísis, a deusa egípcia da fertilidade” – “A abstinência sexual era um requisito absoluto, para àqueles que celebravam, os santos mistérios da deusa Ísis.”Alexander Hislop publicou em seu livro “As duas Babilônias”: “Todo perito sabe que, quando a adoração de Cibele, a deusa babilônica, foi introduzida na Roma pagã, ela foi introduzida em sua forma primitiva com seu clero celibatário.”.

    “O Celibato não se Originou de Cristo ou dos Apóstolos” – Em uma encíclica, de 1967, o Papa VI admitiu que: “O Novo Testamento, em que nos é conservada a doutrina de Cristo e dos Apóstolos, não exige o celibato dos ministros sacros”.A Enciclopédia Católica declara: “Estes trechos (1ª Timóteo 3:2 e Tito 1:6) parecem fatais para qualquer argumento de que o celibato se tornou obrigatório para o clero desde o início. Esta liberdade de escolha parece ter durado por todo o que podemos chamar… de primeiro período da legislação da igreja, até por volta do tempo de Constantino e do Concilio de Nicéia.”.Desse modo, segundo o próprio entendimento da Igreja, o celibato, não se origina nem de Cristo, nem de seus apóstolos.

    “Crimes Sexuais Dentro da Igreja.” – Não nos causa surpresa, ao lermos os jornais com noticias de padres que cometeram crimes sexuais.Entretanto, é inadmissível, que tais crimes, durante séculos, tenham sido negados e acobertados pela igreja. A mesma igreja, que publicamente declara ser contra homossexuais, aborto, células tronco etc. Que pregam a moral e ética, quando, eles mesmos, não cumprem tais morais e éticas.Como bispos puderam acobertar durante anos tais abusos, transferindo padres infratores para outras paróquias em vez de entrega-los, para que fossem punidos com o rigor da lei?

  2. Caro “Paulo di Tarso”,

    Você poderia provar o que diz? Oras, se coloca uma cola daquele site ateu, supõe-se que qualquer pessoa racional teria conferido se as informações são verdadeiras. Vou te esclarecer a respeito do que você teria que provar, para eu considerar suas informações de algum modo:

    – ” Até o Concilio de Elvira no ano de 306 EC, um sacerdote, podia inclusive dormir com sua esposa na noite anterior da celebração de uma missa. ”
    – “Definiu-se que o matrimônio era herético, que distraia do serviço ao senhor e contrariava o exemplo de Cristo.”
    – “dezenas de historiadores, afirmam que a decisão de impor o celibato, foi um meio para evitar que os bens dos bispos e sacerdotes, fossem herdados por seus filhos e viúvas, em vez de beneficiar à igreja.”
    – ” Até o Concilio de Niceia, o ato de Celibato, era tido como costume pagão”
    – “O Celibato não se Originou de Cristo ou dos Apóstolos”
    – “A Enciclopédia Católica declara: (…)”
    – E qual a relação do tema com “Crimes Sexuais Dentro da Igreja.”

    Vejamos se você é capaz de provar o que diz, ou se tudo que disse não passa de disparates baratos. Te dou o benefício da explicação, antes de fazer alguma sentença sobre o que disse.

    Pax Domini.
    Lucas

  3. Então o site que apresenta essas afirmações esta mentindo? Por favor voce poderia enviar então uma resposta,assim como voce fez aqui,para o site que comenta esse assunto? Pois se o site está mentindo então voce,como um romanista papal,deve por obrigação,mostrar para aquele site a verdade sobre esse assunto. Concorda?
    Agora,da minha parte,sem colar nada de algum site,eu quero saber onde,na bilbia, Deus proíbe o casamento de algum dirigente cristão,no caso me refiro a papas e padres.
    Brigadão pela atenção e aguardo sua resposta.

  4. Caro “Paulo di Tarso”,

    Eu já enviei minha resposta ao site ateu. Agora cabe também a você provar o que disse, uma vez que você usando do que aquele site diz, também tem responsabilidade por ter dito aquilo.

    A Igreja não proibiu o casamento de Papas e Padres. A proibição seria de caráter irrevogável, mas o celibato dos ministros ordenados não tem este caráter. É somente uma disciplina que a Igreja adotou, e a razão dela ter adotado é em função de ser o desejo do Espírito Santo (1Cor 7,32-35). Deus sabe do que quer, e Ele é infinitamente mais santo, justo e sábio do que nós. Creio que não cabe a mim e a nenhum mortal ousar arrogar ter mais sabedoria ao repudiar o desejo dAquele que É.

    Pax Domini!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s